Com o desenvolvimento do Projecto CODETHOS – Divulgação e Formação Ética (DFE) iremos difundir os valores e princípios de acção inscritos na brochura “Bases Gerais do Código de Ética CODEM” e formar a comunidade de organizações CODEM entendidas como os seus dirigentes, profissionais e voluntários e famílias – para apropriarem e contextualizarem a aplicação dos valores e princípios de acção que foram propostos nesta brochura.

Neste blog, vamos disponibilizar informação sobre o desenvolvimento deste projecto e esperamos contar, para a sua execução, com os posts de todos os interessados nesta questão.

Seja bem-vindo ao blog CODETHOS!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Objectivos do Projecto CODETHOS - Divulgação e Formação Ética

No fundamental, pretende-se construir um instrumento de referência para uma intervenção ética das organizações, concebido de forma aberta, flexível e dinâmica.

De facto, um Código Ético é sobretudo uma ferramenta de defesa e salvaguarda de direitos das pessoas com deficiência intelectual e não pode, de modo algum, transformar-se num conjunto de normas administrativas sancionatórias que, ao invés de promoverem a qualidade na acção, se transformem em obstáculos à evolução e dinâmica que este tipo de abordagens tem forçosamente que ter.

Pelo compromisso que envolve, um Código de Ética tem que ser um instrumento partilhado por todos quantos possam fazer dele uma referência de trabalho ou de direitos. Daí que em sede do Projecto CODETHOS tenhamos optado por chegar a um documento que consagra as bases gerais de um código de ética para a CODEM e que pretendemos que seja o ponto de partida para um debate com as nossas associadas e suas filiadas a nível nacional, o mais transversal e partilhado possível, donde resulte, aí sim, o Código de Ética da CODEM.

Os objectivos do Projecto CODETHOS – DFE são os seguintes:
I. Aprofundar e desenvolver as “Bases Gerais do Código de Ética da CODEM”;
II. Envolver os destinatários no debate sobre a Ética nas Organizações;
III. Realizar formação sobre Ética;
IV. Produzir o “Guia Prático para o Funcionamento Ético das Organizações”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue